segunda-feira, setembro 19, 2016

Estudante negra é a nova presidente da UNE


A estudante de engenharia civil, Moara Correia assumiu este mês  a presidência temporária da UNE (União Nacional dos Estudantes). Ela entrou no lugar de Carina Vitral que se licenciou do cargo apra disputar a prefeitura de Santos.

Moara tem 26 anos e cursa engenharia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pela primeira vez, em 79 anos desde a sua fundação, a UNE tem à frente uma mulher negra. Antes dela, outra mulher negra chegou à vice-presidência, a estudante de Letras da USP, Helenira Rezende, assumiu esse cargo em 1968. Helenira foi perseguida e assassinada pela ditadura militar.
Filha de pais militantes da Juventude Operária Católica, nascida em Recife (PE) e criada em Contagem (MG), a porta de entrada na universidade para Moara foi como ProUnista na PUC-MG, no curso de Engenharia Civil.
Helenira Rezende, a 1ª negra a frente da UNE
Foi pelas mãos do movimento de mulheres e de negros que Moara chegou ao movimento estudantil. Ela lembra que sempre participou do movimento social e que o ensino médio quando estudou no Cefet. Foi nessa época que ela ajudou a construir o 1º Fórum Nacional da Juventude Negra aos 17 anos e participava de um grupo de percussão chamado As Chicas da Silva.
Mas foi a pluralidade de forças políticas e a convicção que cada um defendia suas ideias, durante o 14º Conselho Nacional de Entidades de Base, o Coneb, em 2013, no Recife, quando ela decidiu fazer parte da UNE.

* Com conteúdo do site da UNE

Nenhum comentário: